Como o Freeletics salvou a minha vida

Não há exagero nessa frase. O Freeletics, de fato, salvou minha vida. Pensei muito antes de compartilhar esta história, porque ela expõe questões muito íntimas. Mas acredito que o potencial de inspirar outras pessoas é maior do que qualquer receio de me abrir aqui.

Há cerca de seis anos, minha vida mudou completamente. Durante um período de extrema pressão, tive uma crise convulsiva. Foi assustador e completamente inesperado, nunca tinha passado por algo semelhante. Depois dessa crise, vieram outras com um intervalo de aproximadamente seis meses entre cada uma. Ao todo, foram 11 episódios, que culminaram em um diagnóstico de epilepsia.

Foi um divisor de águas que, obviamente, me afundou. Mais do que isso, por detalhe, algumas das crises não se desdobram em graves acidentes, devido à perda de consciência e consequente queda. Em relação a isso, eu tenho sorte de estar vivo. Eu tinha um estilo de vida desregrado: não praticava exercícios, bebia muito, me alimentava mal, trabalhava demais e dormia de menos. Outros fatores pessoais agravaram esse cenário. Apesar dos exames neurológicos não detectarem uma causa estrutural, o diagnóstico foi um alerta definitivo.

Era hora de, ou afundar ainda mais, ou mudar tudo. Ajustar minha alimentação, dormir melhor, abandonar o álcool e, principalmente, assumir uma rotina de exercícios, tornaram-se prioridades. E eu topei o desafio. Mas havia um grande obstáculo: eu detestava academia. Foi então que conheci o Freeletics. E não apenas me adaptei, eu me encontrei completamente.

Treinar em casa, sem depender de equipamentos, com movimentos que desafiavam minha força e resistência, foi revolucionário. Era o treino perfeito para mim: explosivo, independente e desafiador. Sem precisar de nada, além do meu próprio corpo.

E essa revolução foi documentada. Com acompanhamento médico e exames regulares, eu vi minha transformação acontecer diante dos meus olhos. Meu colesterol total, por exemplo, caiu de 234 mg/dL em 2021 para 130 mg/dL em 2024. Meu peso foi de 95 kg para 76 kg. A massa de gordura, que era de 22,7 kg, agora está em 10,4 kg. E tudo isso com muito ganho de massa muscular. Essa mudança física foi o reflexo de algo ainda maior: a reconstrução do meu equilíbrio físico e mental.

Hoje, após quatro anos e meio como atleta livre, treinar com o Freeletics virou o pilar central da minha vida, não vivo sem. E nem é algo que eu me cobre pra fazer, já é natural na minha rotina. São cinco sessões por semana, quase sem exceção. Eu trabalho em casa, então é fácil encaixar. Estou no nível 105 e contando, já quase no 106. Tenho 14 Training Journeys completas, prestes a finalizar a 15ª. Atualmente eu escolho sempre o Coach Hardcore, mantendo o foco em treinos de alta intensidade e sem corrida.

Para os médicos que me acompanham, sobretudo meu neurologista, não há dúvida: o Freeletics foi o fator principal no controle das minhas crises. A combinação de seus benefícios físicos e os efeitos químicos que o exercício promove no cérebro, transformaram minha saúde.

Dizer que o Freeletics salvou minha vida, realmente não é exagero. Mas, muito mais do que isso, ele me deu uma vida nova. Uma vida incrível! Hoje, sou mais saudável, confiante, tranquilo e equilibrado – física, emocional e mentalmente. Essa transformação impactou todos os aspectos da minha vida, melhorando até os detalhes mais simples do meu dia a dia e me encorajando em qualquer desafio, dos mais corriqueiros, aos mais complicados.

De burpee em burpee, flexão em flexão, abdominal em abdominal, construí algo que eu sei que é extraordinário. Não é fácil promover em si uma mudança deste tamanho. Pequenos esforços, acumulados ao longo do tempo, podem parecer feitos gigantes. Mas, no fundo, foram só treinos do Freeletics todos os dias feitos com persistência, confiança, coragem e amor. Amor por mim mesmo, algo que eu também aprendi por causa do Freeletics.

Escrevo isso do Brasil, com a esperança de que minha história inspire outros atletas livres ao redor do mundo. O Freeletics é muito mais do que um aplicativo, é uma ferramenta de transformação capaz de salvar vidas. Como salvou a minha.

Agradeço especialmente à @Luciana Bonduki, que é Embaixadora Freeletics no Brasil e que me acolheu de maneira generosa, me incentivando e orientando a deixar este relato aqui no Fórum para que toda a comunidade conhecesse esta história.

Escrevo este relato não apenas para inspirar atletas livres, mas também para demonstrar o meu desejo de contribuir ainda mais com esta comunidade que me transformou. Eu adoraria ajudar a inspirar outras pessoas no país a descobrirem como cada conquista diária, com esforço e consistência, fazem o impossível se tornar possível, porque hoje eu sei que nunca é tarde para transformar a vida em algo muito melhor.

Quem sabe, esta trajetória que aqui eu narrei e minha conexão com o Freeletics também possam fazer de mim um potencial embaixador, representando a marca ao lado de pessoas incríveis como a Luciana. Seria, além de um prazer enorme, uma maneira incrível de poder agradecer por tudo o que este app me ajudou a realizar.

Do fundo do meu coração:
Obrigado a todos do Freeletics!

Otávio Bressane.
ID 138891572
@otavio.bressane

1 Like

Otávio!
Primeiramente, muito obrigada pelo elogio, estarei aqui apoiando sempre que precisar :wink:

Simplesmente, um depoimento INCRÍVEL!!! Acho que incrível seria ainda modesto pelo tanto que a sua vida transformou nesses últimos anos!

Estou muito, mas muito orgulhosa de você! Já conhecia um pouquinho da sua trajetória, mas agora com esse relato, pude perceber que você é merecedor dessa vitória!!
Quanta superação nesses anos e posso te falar? Você com certeza está ganhando muito mais anos de vida saudável, com autonomia e muita qualidade de vida!

Desejo que você continue sendo esse atleta fantástico, superando a cada dia, a cada burpee e pode contar comigo sempre, estarei sempre na torcida por você!

Bons treinos :muscle:t3::muscle:t3: e clap clap :clap:t3::clap:t3:,

1 Like

Obrigado, você foi incrível mesmo!

Caro Otavio,

Muito obrigado por compartilhar sua história tão inspiradora conosco. Estamos imensamente orgulhosos e felizes em saber como você conseguiu transformar seu estilo de vida, como se sente mais confortável, saudável e forte. Sua jornada mostra o que é possível alcançar com determinação, paciência e o suporte adequado.

É realmente inspirador ver como o Freeletics não só impactou sua saúde física, mas também sua força mental e bem-estar. Sua transformação é um exemplo incrível de como ações diárias podem resultar em grandes mudanças – e estamos felizes em fazer parte dessa caminhada com você.

Seus progressos, especialmente no controle das crises e as melhorias na saúde, são impressionantes. Estamos muito felizes em saber que o Freeletics teve um impacto tão positivo na sua vida. Sua história é uma grande inspiração para outros atletas, além de ser um exemplo lindo de como a fitness e a mudança pessoal podem andar juntas.

Recebemos seu interesse em nosso programa de embaixadores e gostaríamos de informá-lo que estamos atualmente reestruturando esse programa e, por isso, não estamos aceitando novas candidaturas no momento. No entanto, esperamos que você continue sua jornada e se mantenha firme no seu progresso – quem sabe no futuro haja uma nova oportunidade. Ficaremos felizes em continuar te apoiando e ver você inspirar muitas outras pessoas.

Mais uma vez, obrigado por seu relato sincero e aberto. Estamos muito orgulhosos de tudo o que você conquistou e ansiosos para acompanhar sua jornada de perto.

A equipe Freeletics

Ps: dá uma olhadinha no seu aplicativo do Nutrition. O seu Coach está te esperando lá :wink:

1 Like

Clara, obrigado pela mensagem. Fico muito feliz em saber que esse relato chegou em vocês. Isso era o mais importante. Reforço que fico à disposição pra qualquer tipo de ação com vocês. Informalmente eu já sou um colaborador da marca por aí, falo sempre da importância do app pra mim. E torço muito para que vocês cheguem ainda mais fortes no Brasil, sou louco pra poder comprar os equipamentos de vocês! Novamente obrigado, mas muito obrigado mesmo!